Postado em 9 de dezembro de 2014 por Lu Bento

Bombonzinho

Mini Bentia está internada com bronquiolite. Estamos em um hospital particular, em uma região valorizada da cidade. Não é uma região rica, mas é uma região de uma classe média bem de vida.

Dito isso, é possível imaginar a quantidade de negros que circulam por estes corredores. Não digo como faxineiros, copeiros e funcionários responsáveis pela manutenção. Quero que imaginem a quantidade de negros como pacientes e médicos. Se vocês imaginaram quase nenhum, acertaram em cheio.

Não percebi nenhuma diferença de tratamento, as médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas e etc foram muito atenciosos conosco e carinhosos com Mini Bentia. Mas algo me chamou atenção de imediato.

O pessoal de saúde tem o péssimo hábito de chamar as mães de mãezinha. Existe toda uma discussão nos fórum de maternidade falando o quanto esse termo é pejorativo e desrespeitoso. Então, a partir desta internação de Mini Bentia percebi que todas as crianças negras devem ser bombonzinho. Mini Bentia já tinha sido chamada de bombonzinho em outra ocasião por alguém da área de saúde durante um atendimento, mas na ocasião eu achei que fosse um modo de se expressar daquela profissional e não uma coisa institucionalizada.

No meu atual nível de problematização da coisa, não vejo o apelido bombonzinho como algo ruima ponte de me obrigar a intervir exigindo que não chame a minha filha desse modo. Mas vejo claramente que há um estereótipo aí. Não é nada, não é nada, mas já é uma maneira de marcar e diferenciar aquela criança. E de evitar os termos negra e preta.

Com isso tudo, gostaria saber se existe um apelido universal para todas as crianças brancas que os profissionais de saúde usam ao cuidar delas. E se nos hospitais públicos, nos quais grande parte dos usuários são crianças negras, há essa tipo de atitude de chamar as crianças de bombonzinho.

Por quais apelidos já chamaram seus filhos durante atendimento de saúde? E aí, alguma mãe preta já reparou se seus filhos são sempre chamados de bombonzinho durante os atendimentos de saúde?

OBS: Esse texto foi postado originalmente no blogspot, onde eu iniciei o blog provisoriamente no dia 16/11/2014. Mini Bentia ficou boa e teve alta em 23/11/2014.

Comentários no Facebook

Veja mais em Maternância

19 de outubro de 2016 Depois de uma eternidade, finalmente consegui retomar a regularidade (que nunca existiu) de postagem aqui no blog e retomo...