Postado em 1 de janeiro de 2016 por Lu Bento
Quando eu criei o blog da mãe preta, minha ideia era escrever um pouco sobre o que penso sobre maternidade e falar um pouco sobre as meninas, coisas que eu já postava em meu perfil no facebook e que as pessoas pediam com cada vez com mais frequência. Como o ano de 2015 foi de muitos projetos, trabalho e desafios, não consegui atualizar o blog com a frequência que eu gostaria, mas tive um retorno muito gostoso na página do facebook e fico muito feliz em saber que o projeto A mãe preta tem ajudado diversas mulheres negras e suas famílias a lidar com os desafios da maternidade e do racismo em nossa sociedade.
Pra esse ano, tenho várias ideias novas e espero conseguir colocá-las em prática de alguma forma e conto com o apoio de vocês com sugestões, críticas e tudo mais para que a página e o blog continuem crescendo, ajudando e agregando diversas famílias negras.
Então, vamos às novidades!

Sorteios

sorteio do mêsHá tempos venho pensando como eu poderia dar um retorno a todo o carinho que eu recebi e recebo de vocês aqui nesse espaço. Infelizmente não tenho como dar um retorno para cada leitora e cada leitor do blog. Mas queria fazer algo, então optei por sorteios mensais. Como todos sabem, tenho uma livraria itinerante e livro é o que não falta por aqui. Além disso, com esse trabalho circulo vários eventos afros, conheci vários empreendedores que tem produtos maravilhosos e quero de alguma forma compartilhar isso com vocês. Por isso, decidi fazer todo mês um sorteio para presentear quem decidiu acompanhar e prestigiar o meu trabalho.  São brindes simples, mas são  forma que eu encontrei de retribuir o carinho que venho recebendo. Vai ter livro, boneca de pano, acessórios… enfim, um monte de coisinhas relacionadas à nossa autoestima e das nossas crianças.

Eventos

 Ano passado fizemos o Kalma Aswad no parque e foi lindo! Esse ano pretendo continuar com esse projeto, fazendo nosso piquenique no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, espero conseguir colocar em prática um projeto de um encontro de mães e crianças pretas, para que a gente possa debater as nossas questões de maternidade e negritude no mundo real também. Nossas falas precisam começar a reverberar na vida além do mundo virtual. Nossa crianças precisam conviver com outra crianças negras. E estou torcendo muito pra que tudo dê certo e esse projeto de alguma forma saia do papel.

LêproErê 

leproere-baseO LêproErê foi uma das ideias do blog que mais deu retorno, muita gente me falando dos livros, pedindo mais sugestões e quero levar a sério essa parte do blog, até porque trabalho com livros e literatura, esse e um tema transversal na minha vida, por que não me dedicar decentemente a isso? Por isso, toda quinta-feira postarei no blog uma dica de livro pra crianças ou para as mães (e pais), com temas que são recorrentes aqui no blog: maternidade, feminismo, negritude, educação e criação dos filhos.

O desenho é…

Outro sucesso no blog e na página foram as indicações de desenho animado. Comecei na página, trouxe um pouco pro blog mas acabei trabalhando mais essa parte por lá. Quero que o blog tenha um papel mais agregador nesse sentido, as informações no facebook se tornam obsoletas rapidamente e acho importante ter um espaço onde essa informação esteja mais organizada.
A proposta é toda a semana fazer um breve comentário sobre um desenho animado que tenha personagens negros, que remeta a negritude ou mesmo que trabalhe a diversidade étnica e cultural. Nossas crianças são muito influenciadas por esses programas e precismos sempre buscar alternativas aos desenhos de princesas e de heróis que não tem nenhuma preocupação com a representação da diversidade étnico-racial. E como não somos mães só de pequenininhos, a proposta é abrir espaço também para outros programas áudio-visuais para contemplar também nossos filhos já crescidinhos.

Dica da mãe preta

mulherprogramadoraA internet é um mundo e toda ora surge algo super interessante que a gente fica louca pra compartilhar e comentar. Então pensei em criar um espaço no blog para que todo mês eu possa fazer uma compilação de sites, blogs, vídeos no YouTube  e tudo mais pra recomendar. Sabemos a dificuldade que a população negra enfrenta pra conseguir dar visibilidade a seus projetos e acredito que fazendo isso eu posso contribuir um pouco coma  divulgação de novos projetos.  Essa postagem deve sair sempre ao final de cada mês.

A mãe preta convida

Ao longo de 2015 muitas pessoas me enviaram ideais de tema para postagens, mas que não pude me dedicar nem a metade deles. Além disso, nem sempre eu tenho conhecimento e informação para falar sobre determinados assuntos. Pensando nisso, e também pensando minha própria dificuldade em dar conta da demanda, quero abrir um espaço pra vocês, mães pretas!  Porque mais importante que a minha opinião sobre os temas, é a nossa união, é a nossa opinião coletiva, é a nossa troca.
Convido a todas mães pretas que acompanham a página e o blog a colaborarem com seus próprios textos, suas próprias vivências de maternidade e negritude, para que este seja realmente um espaço de troca. Para isso basta entrar em contato comigo pelo inbox do facebook ou pelo e-mail lubento@amaepreta.com.br, falando sobre o que você pretende escrever.

Glossário

glossárioNinguém é obrigado a conhecer todos os termos que usamos aqui. Por isso, decidi criar um glossário para dar uma ajudinha na compreensão de termos mais específicos e tornar os textos ainda mais acessíveis para todos.  Ainda está em construção, e em breve estará disponível para acesso.

Bom pessoal, é isso. São algumas ideias e projetos para o ano de 2016. Espero que vocês gostem e se sintam cada vez mais parte desse processo. Que 2016 possa ser um ano de muita oportunidades e desafios para nós!
Muito obrigada pelo carinho,  pela confiança e pela companhia,

Lu Bento

 

Comentários no Facebook

Veja mais em Maternância

19 de outubro de 2016 Depois de uma eternidade, finalmente consegui retomar a regularidade (que nunca existiu) de postagem aqui no blog e retomo...