Postado em 31 de janeiro de 2016 por Lu Bento
A internet é um mundo e nas minhas navegâncias às vezes encontro coisas bem interessantes. Hoje eu trago pra vocês dicas de sites, canais do youtube, podcasts e blogs com  temas que tem tudo a ver com o nosso blog! Alguns conhecidos, outros não tão famosos mas que vale muito a pena conhecer.
Tem horas que você fica perdido na internet? Então corre pra conhecer esse pessoal!

BLOG – Preta Materna

preta maternaPra quem busca uma discussão aprofundada sobre racismo e maternidade, o blog Preta Materna é perfeito. Com textos completos e certeiros, Guaraciara Gonçalves toca em questões delicadas e vem fazendo barulho na blogsfera materna, tirando muita gente da zona de conforto.  Eu adoro! Espero que ela volte a publicar logo, mas só as preciosidades que estão armazenadas lá já valem muito a pena!


Blog – Para Beatriz

para beatrizMaternidade feminista você encontra aqui. Se você é daquelas que busca reflexões sobre o lugar da mulher na sociedade, tem inquietações sobre como a maternidade é percebida e tratada pela as outras pessoas, sobre como respeitar na prática as decisões pessoais de nossas crias, então você precisa conhecer o blog Para Beatriz. A Isa Kanupp arrasa nos textos, e é uma das minha referências em termos de blog sobre maternidade. Ela também tem excelentes postagens sobre desenhos e literatura com protagonismo negro.

Onde: Para Beatriz


 

 

FACEBOOK – Mães pela diversidade

“TIRE SEU PRECONCEITO DO CAMINHO, QUEREMOS PASSAR COM NOSSO AMOR !” Mães pela Diversidade
mães pela diversidadeÉ com esse lema que a página Mães pela diversidade enche o facebook de respeito ao outro. É uma página que fala muito sobre orientação sexual, identidade de gênero,  racismo, capacitismo, enfim, questões que costumam dividir e afastar as pessoas e principalmente sobre a necessidade de se respeitar e acolher a todos. Gosto muito dessa página, o conteúdo é fantástico e vire mexe eu compartilho na nossa página do facebook coisas que eu vi no Mães pela Diversidade. Recomendo que quem quer criar filhos sem preconceitos visite e acompanhe esse página!

PODCAST – 30:min

Ano passado eu descobri o mundo dos podcasts e estou apaixonada, principalmente pelos literários. O 30:min é o podcast do site Homos Literatus e  é um dos meus favoritos. Vale muito a pena conhecer, eles fazem análises muito interessantes sobre obras literárias, inclusive fizeram uma discussão sobre literatura africana no episódio #107 que eu recomendo que vocês ouçam. Já adianto que eles falaram bastante sobre a Chimamanda, minha musa literária! E a Ceci, com seu posicionamento feminista,  manda muito bem nas análises e indicações de livros.

SITE – Leitor Cabuloso

leitor cabulosoOutro site sobre literatura que eu curto muito é o Leitor Cabuloso.  É o meu favorito! Sabe um site que você entra um pouquinho e depois se perde no tempo lendo as colunas, as resenhas, ouvindo os podcasts… então, é nesse site que me perco! Eu ADORO o conteúdo do Leitor Cabuloso e pra não ficar falando dele eternamente, queria destacar os podcasts que são muito bons, a coluna Mulheres de Papel, que fala sobre a presença das mulheres na literatura, e a as notícias do mundo literário sempre atualizadas. Ainda tem o canal do site no youtube, as páginas nas redes sociais (no facebook tem uns gifs maravilhosos!).  Enfim, é muito conteúdo bom!

SITE- Memória da Escravidão, Abolição e Pós-Abolição

memoria e escravidãoEste é o site do projeto Memória da Escravidão, Abolição e Pós-Abolição, vinculado a casa Rui Barbosa, que busca contribuir para uma maior divulgação dos temas sobre e em torno da escravidão, abolição e pós-abolição.  O site disponibiliza uma série de documentos digitalizados do acervo da Casa Rui Barbosa  sobre o tema e links para vários outros estudos relacionados disponíveis na internet. Além disso, o site tem uma parte de jogos com atividades que ajudam pra caramba como atividade complementar nas escolas. Eu já fiquei um bom tempo aqui curtindo os jogos!

YOUTUBE – Preta Pariu

Um canalpreta pariu sobre maternidade, moda e estilo de vida. Tá pensando o que? Mães pretas também são estilosas! Aqui não tem só maternidade esculhambada não! A Sá posta vídeos toda semana, sempre com um tema relacionado à maternidade, negritude, maquiagem, cabelo… é muito bom!

Onde: Preta Pariu


 

YOUTUBE – PHCortes

PhcortesGente, que menino é esse??? Ele despontou no youtube com a série “Meus heróis negros brasileiros”, e seu vídeo sobre Machado de Assis já teve mais de de 15mil visualizações! E com mérito, o menino é muito bom e a série é perfeita pra apresentar aos nossos jovens (e aos nem tão jovens) grandes personalidades negras que podem  e devem servir de referência para todos nós.
Os vídeos do PH são sucesso aqui em casa! As meninas adoram, Isha Bentia ficou animadíssima ao ver pessoalmente o PH! O episódio favorito dela é o sobre João Cândido .
Onde: PHCortes

Bom, essas foram as dicas de janeiro. Tem muita coisa boa sendo produzida pro aí. Se vocês também tem dicas pra compartilhar com outras mães pretas, deixe um comentário aqui e vamos ampliar essa rede!

Comentários no Facebook

Veja mais em Maternância

25 de outubro de 2016 [h1title title=”TSM#4 – Comparação entre mães” style=”single”] Fala galera! Hoje é dia de terapia do ser mãe aqui no...
19 de outubro de 2016 Depois de uma eternidade, finalmente consegui retomar a regularidade (que nunca existiu) de postagem aqui no blog e retomo...